Licenciatura em Administração e Gestão da Educação
Objectivos do Curso
- Formar técnicos de Educação a diferentes níveis, como por exemplo, do MEC, DPEC, SDEJT, directores de escola e professores com nível superior;
- Dotar de conhecimentos científicos teóricos e práticos profundos relacionados com a Administração e Gestão da Educação;
- Formar técnicos e quadros de educação que possam trabalhar na administração, gestão, liderança das instituições de ensino a nível secundário e médio.
Minor em AGE
- Formar técnicos de Educação com conhecimentos científicos teóricos e práticos relacionados com a educação e desenvolvimento comunitário e Psicologia das Organizações;
- Criar e gerir programas de desenvolvimento comunitário no âmbito da educação; e
- Fazer um acompanhamento e avaliação das organizações de educação.
Minor em Supervisão Educacional
- Formar profissionais para actuar no campo da educação e garantir a organização, gestão escolar e todas as actividades promovidas pelo supervisor pedagógico.
- Formar técnicos e quadros de educação com conhecimento sobre o planeamento, implementação, acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas, com vista ao sucesso do processo educativo em escolas, instituições, empresas e/ou organizações.
Critério de Admissão
- Possuir o nível Médio, no mínimo - 12ª classe ou equivalente;
- Ter aprovado igualmente nos exames de admissão da disciplina de Português e Matemática.
- É obrigatório que os candidatos tenham como as disciplinas Português e Matemática no seu certificado.
Duração do curso e número de créditos
Minors:
- Administração e Gestão da Educação (AGE)
- Supervisão Educacional
Formas de Culminação
- Monografias Científicas e
- Exame de Conclusão
Disciplina (Major) |
Semestre |
Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa |
1º |
Fundamentos de Pedagogia |
1º |
Psicologia Geral |
1º |
Introdução à Administração |
1º |
Sistema de informação e Gestão Escolar |
1º |
Matemática |
1º |
|
|
Métodos de Estudo e Investigação Científica |
2º |
Tema Transversal: Educação para Igualdade do Género |
2º |
Didáctica Geral |
2º |
Organização e Gestão Escolar |
2º |
Noções de Economia |
2º |
Estatística |
2º |
Prática Pedagógicas Geral |
2º |
Disciplina (Major) |
Semestre |
Língua Inglesa |
3º |
Sociologia da Educação |
3º |
Introdução à Planificação |
3º |
Demografia |
3º |
Marketing Educacional |
3º |
Práticas Técnica de Organização Escolar |
3º |
Antropologia Cultural Moçambicana |
4º |
Tema Transversal: Saúde reprodutiva |
4º |
Necessidades Educativas Especiais |
4º |
Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho |
4º |
Aprovisionamento da Educação |
4º |
Planificação da Educação |
4º |
Noções de Direito |
4º |
Disciplina (Minor) Supervisão educacional |
Semestre |
Historia Moçambicana |
5º |
Tema transversal: Educação para Paz |
5º |
Monitoria e Avaliação Educacional |
5º |
Ética e Deontologia Profissional |
5º |
Gestão de Projectos Educativos |
5º |
Gestão de Recursos Humanos |
5º |
Legislação Educacional |
5º |
Fundamentos e Praticas de Supervisão e Inspecção Educacional |
6º |
Políticas Públicas em Educação |
6º |
Educação Comparada |
6º |
Gestão socio-educacional e Comunitário |
6º |
Educação e Novas Tecnologias |
6º |
Prática Técnico-Profissional de Administração |
6º |
Disciplina (Minor) Supervisão educacional |
Semestre |
Estudos Contemporâneo em Educação |
7º |
Tema Transversal: Noções basicas HIV- Sida |
7º |
Carta Escolar e Micro Planificação |
7º |
Custos e Despesas na Educação |
7º |
Contabilidade Geral |
7º |
Clima e Cultura Escolar |
7º |
Estágio Técnico- Profissional de Administração |
7º |
Avaliação Institucional em Educação |
8º |
Relações Públicas |
8º |
Ética e supervisão pedagógica |
8º |
Desenvolvimento Curricular |
8º |
Planificação Estratégica da Educação |
8º |
Trabalho de Culminação de Curso |
8º |